Tema de Redação - #ContraaCulturadoEstupro



Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema #ContraACulturaDoEstupro a partir dos textos abaixo e de informações relevantes que tiver sobre o tema. Não se esqueça de analisar a razão do tema trazer hashtag (#) e seus efeitos. 

Ou seja, o tema não é - "Cultura do Estupro", mas sim #ContraACulturaDoEstupro, o que torna o papel das redes sociais um lugar de plena potencialidade para abordagem do tema em nossa dinâmica sociedade.


TEXTO 1.


Cultura - "Num ser racional, Cultura é a capacidade de escolher seus fins em geral (e portanto de ser livre). Por isso, só a Cultura pode ser o fim último que a natureza tem condições de apresentar ao gênero humano." 

[Immanuel Kant, em Crítica do Juízo, Capítulo 83.]


TEXTO 2.



"O termo usado para abordar as maneiras em que a sociedade culpa as vítimas de assédio sexual e normaliza o comportamento sexual violento dos homens. Ou seja: quando, em uma sociedade, a violência sexual é normalizada por meio da culpabilização da vítima, isso significa que existe uma cultura do estupro". 

 [Cultura do estupro, segundo ONU Mulheres.]

TEXTO 3.

"Dois peixes jovens encontram-se casualmente com um peixe mais velho que nada na direção contrária. Este cumprimenta-os com a cabeça e lhes diz: "Bom dia, rapazes, como está a água?". Os dois peixes jovens nadam mais um pouco; depois um olha para o outro e pergunta: "Que diabos é água?". A intenção, desta parábola, é ilustrar o papel e a função da cultura." 


[Nuccio Ordine Diamante, 55 anos, professor de literatura italiana da Universidade da Calábria]

TEXTO 4.

"Conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. 

Ou, forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico)." 

[Cultura, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa]



Texto 5.
 
Estupro- "crime que consiste no constragimento a relações sexuais por meio de violência, violação, forçamento."

[O Dicionário Houaiss].



Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS