MUDANÇA PONTUAL NO ENEM DE 2017



QUANDO TEU PROFESSOR ACERTA O TEMA DO VESTIBULAR, É POUCO!  

Quando aquele teu professor de Ensino Médio e Cursinho dá dicas antes da prova e dias depois elas estão na prova, é bom. Quando ele acerta até o texto da coletânea, é bem bom! Mas quando ele te ajuda a entrar na faculdade com uma formação cidadã plena, aí é bom demais!

Penso que é isso o que professores devem buscar, não só o acerto, mas a formação de fato. Ou seja, devem buscar a formação da cidadania em cada estudante!

ACERTAR TEMAS É FÁCIL!

Acertar tema de vestibular não deveria ser louvado, afinal o que vale a pena é a formação, o caminho e o repertório cultural que se acumulou ao longo do ano ou dos anos de estudos, sabemos no Brasil não é assim. Entretanto, vamos colocar os pés no chão e dizer claramente por que razão seu professor acertou o tema daquela redação da prova do vestibular: porque ele lê o mundo de forma crítica e cidadã. É esta a razão. E nada além e aquém dela é tão válida quanto essa informação.

Ontem, 02 de Novembro de 2017, minha caixa de e-mail lotou, minha inbox do Facebook explodiu, pois o tema que mais trabalhei durante o ano com os alunos caiu na prova da VUNESP – SANTA CASA - Faculdade de Medicina em São Paulo.  Pasmem!  Não só caiu o mesmo tema - “Pós-verdade” -, como se não bastasse, havia também na coletânea da prova, o mesmo texto do jornal O GLOBO que trabalhamos em sala de aula. (Vejam os ANEXOS e LINKS).

A semana passada foi a mesma coisa, minha caixa de e-mails lotou, não só acertei o tema da UNAERP – “Muros e Fronteiras” -, da FACENS – “Sistema Prisional”, como da PUC-CAMPINAS – “Desigualdade Social no Brasil”.  Nesta última, dei aula na quinta-feira, dia 19 de Outubro, e no sábado, dia da prova, 21 de Outubro, o tema e a coletânea eram os mesmos que citei horas antes.

DIFÍCIL É FAZER ESTUDANTE ENTENDER QUE VESTIBULAR É CIDADANIA E NÃO LOTERIA.

Os temas mais importantes do ano estão circulando nas redes sociais e nas mídias interativas. No mundo, cada vez mais circulam informações e isso parece ser não só nosso presente, mas também peça de um quebra-cabeças do nosso futuro. Alguns teóricos dizem que estamos já em uma Sociedade em Transformação, indo da Sociedade da Informação para a Sociedade do Conhecimento. A filósofa e Viviane Mosé é uma das defensoras dessa perspectiva: “Informação até um celular tem, o Google nos dá, mas conhecimento só alguns terão, pois tem que se saber articular informação com o mundo”. Mas nada melhor do que Mario Sérgio Cortella, em uma frase, para definir nossos tempos: “Alguns, poucos, surfam nas ondas da Internet, a maioria naufraga”.  Por isso, que ser crítico, ter boas fontes, saber ouvir, ler e não se fechar em disputas tolas e rasas nas redes, faz com que tanto o aluno quanto o professor descubram uma coisa básica: vestibular não é loteria, mas cidadania. Vestibular não julga sua capacidade de acumular informações, mas de saber fazer relações com o mundo prático, histórico e social.

E O TEMA DO ENEM, PROFESSOR?

Tornou-se comum, no Brasil, a fofoca ser mais valorizada do que provas e fatos cabais, ou mesmo uma “fake news” ser mais compartilhada que uma verdade factual. Não é diferente quando chegamos perto da prova do ENEM, pois começam a surgir paladinos pelas redes sociais com seus youtubers da vida. Coisas de um Brasil festeiro e distante de uma educação de qualidade.

Também é comum, nos últimos de 20 anos, perguntarem-me:

 - “Professor, qual o tema do ENEM este ano?”

E minha resposta é a mesma há 20 anos: CIDADANIA.

E incrível! Acerto todo ano.  Pois é mesmo o tema do ENEM em todos os temas, já que o centro de tudo na Redação do ENEM é justamente verificar se o estudante tem pensamento cidadão e se sabe respeitar, com isso, a democracia por meio dos direitos humanos.

A resposta para todas as suas perguntas sobre a Redação do ENEM, portanto, estão contidas nesta simples afirmativa: seja cidadão!

EXEMPLOS DOS ÚLTIMOS ANOS

Os temas dos últimos anos são muito claros, pontuais, sociais e envolvem cidadania:

- “Os Caminhos para combate a intolerância religiosa no Brasil” (2016);

- “A persistência da violência contra a mulher no Brasil” (2015);

-  “A Publicidade Infantil em Questão no Brasil” (2014);

- “Os Efeitos da Lei Seca no Brasil (2013);

-“ O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI” (2012).

Nota-se que não há uma linha tão evidente, para o leitor desatento, na tendência dos temas, pois podem abordar questões históricas, como a violência de gênero (2015), como podem abordar questões bem pontuais, a exemplo da Lei Seca (2013) ou da Publicidade Infantil (2014). Contudo, todos os temas pedem pensamento crítico e visão sobre a sociedade, ou seja, pedem cidadania.


MUDANÇA PONTUAL NO ENEM DE 2017

Não há alarde e nem desespero, pois a mudança que o ENEM trará será para facilitar na formulação da PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL.

A mudança – agora o candidato pode usar apenas um AGENTE social para resolver o problema levantado. Antes era necessário ao menos DOIS (2) AGENTES sociais.

Antes deveria usar o ESTADO + algum agente social, podendo ser o próprio CIDADÃO, ou mesmo a ESCOLA. Sendo que a união de DUAS ESFERAS sociais daria solução para o problema levantado.

Agora, basta um (1) AGENTE. Podendo ser o ESTADO.

Contudo, só tirará nota máxima (200 pontos) se colocar AGENTE + AÇÃO + MODO ou MEIO + DETALHAMENTO + FINALIDADE.

Exemplo:

O Sistema Prisional brasileiro precisa mudar drasticamente para que não nos tornemos, em poucos anos, a nação com maior número de presos do planeta (hoje somos a 3ª), podendo ultrapassar os EUA (1ª) em poucas décadas. Para tanto, são necessárias mudanças no Estado (a), que deve promover uma mudança legislativa (b), por meio de Emenda Constitucional (c), que impeça que cidadãos brasileiros fiquem presos sem julgamento ou apenas por prisão preventiva (d) (mais 60% dos presos no Brasil estão à espera de julgamento), pois só assim diminuímos (e), a curto prazo, a superlotação que está em mais de 60% da capacidade (temos 350 mil vagas e mais de 500 mil presos). A longo prazo, o Poder Público (a) deve promover a reeducação e reinserção social de ex-presidiários (b), por meio de abatimento nos impostos (c) para empresas que contratam ex-detentos e façam trabalhos que diminuam o preconceito na sociedade (d), para que o Brasil do futuro seja democrático, tolerante e respeite os direitos humanos (e), como os presídios da Suécia ou Noruega (países em que estão fechando presídios e os índices de reincidência de crimes é menor que 10%). Só assim nos aproximaremos mais da democracia sueca ou norueguesa, e nos afastaremos da carnificina estadunidense, onde estão 25% dos presos do mundo (e).    



ESQUEMATIZANDO

AGENTE (a) + AÇÃO (b) + MODO (c)+ DETALHEMENTO (d) + FINALIDADE (e)
(a)    Agente = Estado ou Poder Público
(b)   Ação = Mudanças legislativas
(c) Meio = Emenda Constitucional
(d) Detalhamento = Impedir presos sem julgamento
(e) Finalidade = Diminuir a superlotação e promover um país mais democrático, tolerante e dentro dos direitos humanos.




Boa prova! 
E exercite sua cidadania!




[Fabrício César de Oliveira, 39 anos, é Doutor em Filosofia da Linguagem e Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Foi o Coordenador Geral de Redação do Sistema Poliedro (2011 a 2016) que colocou a escola como a que mais aprova em Medicina no país. Hoje, é Coordenador de Redação e Professor do Curso e Colégio Ser – Sorocaba]
 










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