ENEM - OS DILEMAS DE UM PAÍS DEPENDENTE DE COMBUSTÍVEL FÓSSIL POLUENTE


PROPOSTA DE REDAÇÃO ENEM

            Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: OS DILEMAS DE UM PAÍS DEPENDENTE DE COMBUSTÍVEL FÓSSIL POLUENTE: QUAIS AS SOLUÇÕES PARA O BRASIL DO SÉCULO XXI? Apresente proposta de conscientização social e intervenção estatal que respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1.
 
Combustíveis fósseis
 são aqueles materiais combustíveis resultado de um processo muito lento de decomposição de restos de plantas e de animais. O nome "fóssil" surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados há aproximadamente cerca de 65 milhões de anos. Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e o gás natural.
A combustão ou queima de todos os combustíveis fósseis gera gases poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é considerado por muitos como o principal causador do aquecimento global; o monóxido de carbono (CO), que é tóxico e venenoso; material particulado, como a fuligem (C), e outros gases oriundos da presença de impurezas, como os óxidos de enxofre e de nitrogênio que causam chuvas ácidas.
Outro ponto negativo dos combustíveis fósseis é que eles não são renováveis, ou seja, um dia as suas reservas terão um fim.


TEXTO 2.
Governo Temer mudou a forma de precificação do combustível, em setembro de 2017: "o preço litro da gasolina no Brasil que hoje é 2,89 (em Florianópolis) e vocês acham caro, se equiparado ao mercado internacional, que é de 1,1 dólar/litro, somado a nossa tributação varia numa média de 5,00 à 5,50 R$, o litro". Vinicius Carvalho, petroleiro - escreveu em Outubro de 2017.




TEXTO 3.

A densidade da malha rodoviária pavimentada do Brasil é ainda muito pequena, principalmente quando comparada com a de outros países de dimensão territorial semelhante. São aproximadamente 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km² de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional. Nos Estados Unidos são 438,1 km por 1.000 km²  de área. Na China, 359,9 km e na Rússia, 54,3 km. Os dados integram a Pesquisa CNT de Rodovias 2016, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte. 
Ao analisar as regiões, o Nordeste concentra o maior percentual de infraestrutura rodoviária com pavimento (30,8%), seguido do Sudeste (19,3%), do Sul (18,5%), do Centro-Oeste (17,6%) e do Norte (13,7%).

A expansão da malha rodoviária pavimentada também não acompanha o ritmo de crescimento da frota de veículos. Nos últimos dez anos (de julho de 2006 a junho de 2016), a frota cresceu 110,4%, enquanto a extensão das rodovias federais cresceu somente 11,7%.
Além desses problemas, grande parte dos trechos que têm pavimento não estão em bom estado. Com isso, o Brasil ocupa a 111ª posição no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, no quesito qualidade da infraestrutura rodoviária. O ranking divulgado em setembro deste ano analisou 138 países. Na América do Sul, alguns países com melhor avaliação são Chile (30ª), Uruguai (98ª) e Argentina (103ª).


[http://www.cnt.org.br/Imprensa/noticia/brasil-tem-apenas-12-da-malha-rodoviaria-com-pavimento]




TEXTO 4.
Greve de caminhoneiros chega ao 5º dia e causa reflexos pelo país.  Falta de combustível causa filas nos postos; ônibus estão com frota reduzida; e comércio sofre com a falta de alimentos.
Pelo 5º dia seguido, caminhoneiros fazem manifestações em 21 estados e no Distrito Federal. Os atos desta sexta-feira (25) dão continuidade à mobilização contra a disparada do preço do diesel, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017.
Abaixo, o G1 lista as principais consequências e, logo depois, detalha os impactos em cada setor e nas regiões do país:
- há redução nas frotas de ônibus em várias cidades, inclusive em capitais; cidades decretaram calamidade pública;
- faltam combustíveis, houve filas nos postos.
[Por G1, 25/05/2018 07h31]


TEXTO 5.

“Se esse governo tivesse algum compromisso com o País, ele priorizaria, nos postos que estão abertos, o fornecimento de diesel para o transporte coletivo. 
E negociaria com o locaute*, pelo menos, a liberação de remédios e material médico.

*
"Locaute” - termo que tem origem num vocábulo da língua inglesa (lockout) e significa a paralisação de empresas pelos próprios patrões (visando aumentar a margem de lucro).

[Renato Janine Ribeiro, professor de Ética da USP e ex-Ministro da Educação, comentando a greve dos caminhoneiros em uma rede social, 24 de Maio de 2018]


TEXTO 6.

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.
matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleocarvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.
A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis
A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis
A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.
Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.
Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.

Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

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