Redação NOTA MÁXIMA sobre DISMORFIA DO SNAPCHAT usa música de Beyoncé



OS EFEITOS NA SOCIEDADE CAUSADOS PELA DISMORFIA DO SNAPCHAT: ENTRE A ESTÉTICA E A DOENÇA.

 

                No clipe “Pretty Hurts” da cantora Beyoncé é retratada a realidade de mulheres que sacrificam a saúde mental e física com o intuito de alcançar e manter determinado padrão estético. No entanto, essa realidade não se restringe ao mundo da moda, como mostrado no vídeo, e tem se agravado cada vez mais com o intenso uso das redes sociais. Atualmente, psicólogos e cirurgiões plásticos criaram um novo termo: “dismorfia  do snapchat”, a qual é responsável por fomentar uma permanente insatisfação estética pessoal e, também, por aumentar o número de jovens com depressão e ansiedade.

            Em primeiro lugar, é preciso compreender como as redes sociais tem contribuído para a criação desse distúrbio. De fato, do mesmo modo que a internet possibilitou ampla conexão entre as pessoas, também fez surgir uma realidade de filtros e “photoshop”. Além disso, algoritmos expõem os usuários constantemente a determinados padrões de beleza. Nesse contexto, se no passado o desejo das pessoas eram de se parecerem com celebridades em revistas, hoje querem se parecer com suas versões de fotos alteradas por filtros, que passam a sensação de ser possível alcançar a estética desejada. Dessa forma, o aumento da demanda por cirurgias plásticas, com essa finalidade culmina na “dismorfia do snapchat”. Entretanto, ao buscarem um padrão estético inalcançável, criado por empresas e pela mídia a fim de gerar a insatisfação pessoal de forma a estimular o consumo, seja de roupas, joias e etc, essas pessoas tornam-se esteticamente frustradas.

            Em segundo lugar, torna-se necessário entender como os jovens são os mais afetados por essa dismorfia. Decerto, diante do processo de construção de identidade, crianças e jovens são mais vulneráveis às opiniões externas. Nesse sentido, no documentário “O dilema das redes” mostra uma menina que sofre de baixa autoestima e depressões por não se parecer com suas fotos alteradas, que recebem mais curtidas por estarem mais próximas do padrão de beleza daquela sociedade. Assim, esse cenário relaciona-se diretamente com o agravamento nos quadros de depressão, ansiedade e suicídios entre os jovens (transtornos mentais). Segundo a BBC News, nos EUA, houve um aumento de 100% nos casos de suicídios entre 2007 e 2015, por jovens de 15 a 30 anos.

             Em suma, a “dismorfia do snapchat” constitui uma nova mazela a ser enfrentada, sendo de responsabilidade social, uma vez que afeta, principalmente, os jovens, aumentando o número de quadros de transtornos mentais, baixa autoestima e até de suicídio. Para que o clipe de Beyoncé “Pretty Hurts” fique apenas na denúncia de casos passados e não mais ocorra no futuro é preciso que a sociedade saiba distinguir estética de doença.

[E.F.C. 21 anos, Vitória, ES]


Comentário:

Texto muito acima da média usa clipe "Pretty Hurts" da cantora Beyoncé para criticar o mercado da beleza e a forte influência das redes sociais e seus aplicativos. Texto fala das implicações que andam afetando a saúde mental, principalmente, de jovens no mundo todo. 

Conteúdo - Nota 4,0 (de 4,0 pontos possíveis)
Estrutura - Nota  3,0  (de 3,0 pontos possíveis)
Linguagem - Nota 3,0 ( de 3,0 pontos possíveis)


NOTA FINAL: 10,0



Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS