REDAÇÃO NOTA MÁXIMA NO ENEM DE 2018



REDAÇÃO NOTA MÁXIMA NO ENEM DE 2018

ENEM - Abaixo está exposta na íntegra uma redação nota MIL no ENEM do último ano (2018). Nela nota-se o cumprimento das 5 (cinco) competências pedidas na Redação:

Competência 1 - Linguagem - 200 pontos.
Competência 2 - Repertório sociocultural - 200 pontos.
Competência 3 - Estrutura - 200 pontos.
Competência 4 - Uso de conectivos - 200 pontos.
Competência 5 - Proposta de Intervenção - 200 pontos.


Os diferenciais do texto abaixo são bem evidentes, pelo seu repertório sociocultural, no qual é usado um filme ("O jogo da imitação") para contextualizar e introduzir a conversa sobre o tema: manipulação do comportamento pela internet.

Depois, fica evidente o bom uso da língua portuguesa, ainda mais por ser um texto claro e com ótimo uso dos mecanismos linguísticos de coesão entre as frases e orações (conectivos e conectores).

E por fim, as evidentes e plausíveis soluções dadas para o problema, localizadas no último parágrafo. As soluções estão também em 5 (cinco) níveis: a) agente; b) ação; c) modo; d) detalhamento; e e) finalidade.

Por isso o MIL, por isso a NOTA MÁXIMA NO ENEM de 2018.

[Texto na íntegra]

"Em “O jogo da imitação”, o personagem Alan Turing prejudica o avanço da Alemanha nazista, quando consegue decifrar os algoritmos correspondentes ao projeto de guerra de Hitler. Diante disso, pode-se observar, desde a segunda metade do século XX, a relevância do conhecimento tecnológico para atingir certos objetivos. Contudo, diferentemente desse contexto, atualmente, utiliza -se, muitas vezes, a tecnologia não para o bem coletivo, como no filme, mas para vantagens individuais, mediante a manipulação de dados de usuários da internet. Destarte, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática uma realidade no mundo contemporâneo.

Em primeiro lugar, cabe abordar a dificuldade de regulação dos sites quanto ao acesso aos dados de quem está inserido no ambiente virtual.Segundo o filósofo Kant, a pessoa é um fim em si mesma, e não um meio de conseguir atingir interesses particulares. Nesse sentido, rompe- se com tal lógica humanista ao verificar-se que, hoje, muitas empresas transformam o consumidor em um instrumento de lucro. Isso ocorre porque os entraves para o controle da manipulação, caracterizados pela dificuldade de identificação dos agentes de tal ação, inviabilizam a proteção dos usuários, sobretudo nas redes sociais, que são o principal elo de ligação das pessoas com as empresas e suas propagandas publicitárias. Por conseguinte, os indivíduos são bombardeados por anúncios, que contribuirão para traçar perfis individuais, direcionar o consumo e, ainda, influenciar as escolhas e os gostos de cada um.


Ademais, outro fator a salientar é a falta de informação no que tange à internet. Com o advento da Terceira Revolução Industrial, nota-se uma população cada vez mais rodeada de tecnologia, porém, despreparada para lidar com ela. Percebe-se, em grande parte das instituições de ensino, que a educação é incompleta, visto que, apesar de, desde a infância, ter contato com computadores e celulares, a criança cresce sem saber discernir corretamente quais dados podem ser públicos e como protegê-los de sistemas inteligentes. Logo, é mister providenciar uma reconfiguração no ensino para formar indivíduos conscientes dos riscos que a internet pode oferecer.

Torna-se evidente, portanto, que a manipulação do comportamento do usuário é nociva ao direito dele à privacidade. Assim, cabe ao Executivo combater a manipulação de dados, mediante o investimento no Ministério de Ciência e Tecnologia, que aprimorará a fiscalização dos sistemas virtuais das empresas e desenvolverá um setor de tecnologia da informação, rumo à ampla proteção dos usuários do ambiente cibernético. Outrossim, compete ao Legislativo inserir na grade curricular disciplinas como Informática e Educação Tecnológica, por meio da alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual permitirá um suporte de ensino sobre as ameaças aos dados virtuais e sobre como lidar com as redes sociais, a fim de criar uma maior preocupação com a segurança das informações. Dessa forma, será possível construir uma sociedade mais autônoma e menos guiada pelos interesses empresariais."

Isabel Petrenko
LINK:PDF com cartilha que detém 31 redações nota MIL no ENEM de 2018:

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/arquivos/cartilha-redacao-a-mil-2018.pdf


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