Como ir bem no ENEM? Três redações de exemplo.


Três Redações ENEM para ir bem nas Provas.

Dicas:

1) A redação "Manipulação Infantil" tirou 760 pontos no ENEM. Apresentou a Proposta de Intervenção (PI) já no segundo parágrafo e foi desenvolvendo os argumentos. Nota-se que a estrutura é precária e a linguagem também. No entanto, as 5 competências no ENEM são somadas de forma autônoma (por exemplo, o Item A - Linguagem - é avaliado independentemente da nota de C - Coerência. O que eleva a nota no ENEM. No Poliedro não, observamos o todo do texto e sua interdependência entre os itens (Sim, somos mais chatinhos). 
Emoticon wink

Dica: pode ir problematizando o tema e em seguida já apresentar PI (Proposta de Intervenção) desde o primeiro parágrafo (é mais arriscado, por isso deve ser treinado).

2) A redação "Crianças: marionetes da mídia" é um belo texto, com problematização do tema e ótimo panorama social (muito semelhante ao padrão que os alunos do Poliedro chegam ao final do ano). Note que a PI aparece no último parágrafo (apresenta o que o Governo deve fazer e o que a Escola deve fazer, só faltou dizer o que o Cidadão deve fazer). Nota 940 no ENEM.

Dica: Faça o padrão ensinado em sala de aula para FUVEST, mas ao final do texto (deixe um parágrafo inteiro para isso) coloque as soluções em três níveis (Governo, Sociedade e Cidadão).

3) A redação "Infância na mira das empresas" apresenta um ótimo nível de discussão para o ENEM. Com boa linguagem, apesar de um deslize pequeno no segundo e no terceiro parágrafos. E um problema na coerência (nas linhas 17 e 18), que tirou 20 pontos da nota geral. Vale observar que a PI, no último parágrafo, apresenta saídas concretas por parte do Governo, da Sociedade Civil Organizada e do Cidadão comum (pais das crianças). Nota final 980 no ENEM.
Dica: Não negligenciar a prova do ENEM pode ser fundamental para encontrar soluções plausíveis ao tema. Por isso, seja bem realista, mas também aponte soluções que mexam com a cidadania e a ética de cada um (podendo beirar a utopia).




Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS