Mídia e Analfabetismo Político em Questão

eSCREVA UMA DISSERTAÇÃO aRGUMENTATIVA SOBRE O QUARTO PODER, QUE É A MÍDIA, E SUA INFLUÊNCIA E CAPACIDADE DE MOLDAR UMA SOCIEDADE com ANALFABETISMO HISTÓRICO E POLÍTICO:




Coletânea 


1) "Podemos nos informar a vida inteira sem nunca nos educar." 
[Hannah Arendt]


2)


3)  
(…) "Agora, se não se importar, tenho uma pequena sugestão. Você diz que sua manifestação é apartidária e contra a corrupção. Daí os pedidos de impeachment contra Dilma. Mas em uma manifestação com tanta gente contra a corrupção, fiquei procurando um cartazete sobre, por exemplo, a corrupção no metrô de São Paulo, com seus processos milionários correndo em tribunais europeus, ou uma mera citação aos partidos de oposição, todos eles envolvidos até a medula nos escândalos atuais, do mensalão à Petrobras, um “Fora, Alckmin”, grande timoneiro de nosso “estresse hídrico”, um “Fora, Eduardo Cunha” ou “Fora, Renan”, pessoas da mais alta reputação. Nada.

Se você não colocar ao menos um cartaz, vai dar na cara de que seu “apartidarismo” é muito farsesco, que esta história de impeachment é o velho golpe de tirar o sujeito que está na frente para deixar os operadores que estão nos bastidores intactos fazendo os negócios de sempre. Impeachment é pouco, é cortina de fumaça para um país que precisa da refundação radical de sua República. Mas isto eu sei que você nunca quis. Vai que o povo resolve governar por conta própria. " - Vladimir Safatle

Link: http://www1.folha.uol.com.br/paywall/login-colunista.shtml?http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2015/03/1603831-impeachment-e-pouco.shtml

4)


5)
Aos que vão nascer

I

"É verdade, eu vivo em tempos negros.
Palavra inocente é tolice. Uma testa sem rugas
Indica insensibilidade. Aquele que ri
Apenas não recebeu ainda
A terrível notícia.


(...) III

Entretanto sabemos:
Também o ódio à baixeza
Deforma as feições.
Também a ira pela injustiça
Torna a voz rouca. Ah, e nós
Que queríamos preparar o chão para o amor
Não pudemos nós mesmos ser amigos.
Mas vocês, quando chegar o momento
Do homem ser parceiro do homem
Pensem em nós
Com simpatia."

[Bertold Brecht: An die Nachgeborenen]

6) 


7) "Há várias maneiras de despolitizar uma sociedade. A principal delas é impedir a circulação de informações e perspectivas distintas a respeito do modelo de funcionamento da vida social. Há, no entanto, uma forma mais insidiosa. Ela consiste em construir uma espécie de causa genérica capaz de responder por todos os males da sociedade. Qualquer problema que aparecer será sempre remetido à mesma causa, a ser repetida infinitamente como um mantra: a  corrupção." - Vladimir Safatle
Link: http://www.cartacapital.com.br/politica/politica-de-uma-nota-so

8) 

9) No 12 de Abril valeria pintar "Impeachment" de verde-amarelo no umbigo
Há uma obra-prima da cinegrafia brasileira chamada "Abril Despedaçado", de 2001, com direção de Walter Salles. Conta o ciclo vicioso e de vingança de famílias no sertão baiano, analogamente parecem uma cobra comendo o próprio rabo. E quando se vê, a sobra é apenas uma poça de sangue no lugar da cobra autofágica. Assim parece a massa de analfabetos políticos que pede o Impeachment no Brasil atual: cheia de ódio, cega em propósitos democráticos, girando em torno do próprio umbigo.
As analogias com o filme de Walter Salles não param por aí. A mais contundente se dá com os bois da moenda de cana-de- açúcar. Que estão acostumados a rodar em círculos para moer o caldo. Os animais foram "treinados" para apenas circular a máquina. Há uma cena de forte simbolismo, em que há uma conversa entre o irmão mais velho (Tonho, personagem de Rodrigo Santoro) e o menino Pacu, na qual olham pela janela, na madruga, e os bois que escaparam do curral estão lá circulando a moenda, pois não sabiam sequer fugir, já que só sabiam cegamente girar em torno do engenho de madeira. Está aí o problema de ser um manipulado cego: não saber distinguir uma chance de reforma política de uma manipulação oportunista da mídia. Ir até a Av. Paulista e andar de um lado para o outro é circular uma moenda, uma máquina arcaica de senhores de engenho. É andar em círculos e não ver que as disputas estão oferecendo outras saídas. Quando Tonho e Pacu se dão conta de que os bois são uma metáfora deles, logo tentam mudar a história e aí se constrói a força da narrativa de uma obra-prima do cinema mundial, que chegou a ser indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Guardadas as proporções e as metáforas, valeria analisar a questão de pedir o Impeachment, neste momento. Valeria analisar se é digno andar de mãos dadas com a "família de bem", os filhos com a camisa amarela da CBF, gritando palavras de ódio e não avistar nenhum cartaz contra corrupção no Metrô, na Sabesp, sobre o calote da Globo no Imposto de Renda, ou sobre o rombo de 19 bilhões da Zelotes, além de gritar contra PT, ou os 2 bilhões da Lava a Jato, ou de ódio Dilma, ou do PSDB, ou o aeroporto do Aécio, ou o "Helicoca" dos Perrella. Ou será que é isto uma manifestação de "bois" da moenda do pai de Tonho e Pacu?!
Valeria analisar profundamente se não é hora, em vez, de pintar a cara com duas faixas verdes e amarelas, não valeria pintar um IMPEACHMENT bem grande e glamouroso no UMBIGO.
Seria muito mais simbólico o ato do dia 12 de abril, pois estaríamos frente ao que chamamos de consciência de classe e um Ato Pleno para a Democracia.
Imagine, famílias consumistas marchando pelo fim do crime de seus Egos, de seus individualismos diários, famílias de classe média assinantes da Veja, do Estadão e da Folha marchando e negando seus umbigos. Bastaria pintar IMPEACHMENT no UMBIGO.
Por fim, valeria analisar também a lista de filmes em uma locadora perto de casa ou no Netflix e procurar se tem no Youtube o filme inteiro de Walter Salles. Acho que sua família ganharia mais com este ato Cultural, e, antes de tudo, Político.
Abril Despedaçado é bem melhor que um Brasil despedaçado por analfabetos políticos. [Fabrício César de Oliveira, via Facebook, 11 de abril de 2015]

10) 


Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS