O Círculo Virtuoso da Redação

Redação: escalada na Qualidade.

O gráfico abaixo é muito significativo. Há boas maneiras de lê-lo, pois resulta de um trabalho conjunto em educação, de 5 anos em uma única escola (4 unidades).

Pra que os resultados surgissem, precisei de gente de muita qualidade ao meu lado, em embate e em labuta, nos tempos em que formulei, peneirei, treinei e coordenei o Curso que hoje mais aprova em Medicina no país.

Não era assim em 2011. As 175 vagas na Pinheiros - Faculdade de Medicina na USP - eram escassas para aquele Cursinho. Apenas 4 a 10 vagas por ano. E hoje são mais de 70 vagas.

O gráfico abaixo coincide com a minha chegada à escola e segue com a formulação de toda uma equipe. Já os resultados de 2017, em amarelo, não tive mais participação direta. Como hoje não tenho. É importante reconhecer isso: os resultados hoje têm mais a mão e o trabalho de outras pessoas, mas, claro, com base na equipe e nos métodos que elaborei. Ficou o legado, a patente, pra uma Educação de Qualidade.

O CÍRCULO VIRTUOSO.

Mas nada disso seria possível, sem a visão visionária do Coordenador das turmas de Medicina. Muito menos sem a alta qualidade dos professores, alguns são seres raros em humanidade e diálogo. Menos ainda sem a perseverança dos alunos e suas famílias. E pouco se faria se não fossem os sensíveis e qualificados corretores (que dedicados!).

É esse conjunto de coisas que o gráfico reflete: muito trabalho; muito diálogo, muito cuidado com a palavra, o texto, do Outro.

Em Educação nada é conquistado sozinho. Sempre se tem ou teve parcerias. Sempre. Se vc tiver bons interlocutores, bons leitores, vc terá um ótimo rendimento. Assim é com a Redação. A escalada na qualidade da Redação depende da qualidade daqueles com quem dialoga. E o quão eles potencializam vc. Em um círculo virtuoso.

BASTOU UM DIÁLOGO DE 5 ANOS.

Vou resumir o gráfico em um diálogo com o visionário Coordenador da turmas de Medicina, em Julho de 2011. Foi assim:

- Fabrício, a gente quer saber por que aprovamos em todas as faculdades menos na Pinheiros?!

- Olha, acho que eu sei. Está no modo como vcs lidam com a redação. Precisam de um padrão de correção. Precisam que cada redação seja comentada. Precisam de gente qualificada pra fazer isso. Mas tenho já duas prioridades na minha vida: meus filhos e o doutorado. Só poderia ajudar. Estou morando no interior. Gostaria de ficar por lá estudando. É lá meu projeto agora. Depois dar aulas em uma Instituição Pública. Temos que cuidar do ensino público, pra que seja tão bom que o filho do rico queira que seu filho estude na escola pública. E ajude a qualificar a pública.

De certo me acharam um louco, mas duas conversas depois, e duas negativas minhas.

- Fabrício, encontramos vc, mas ainda não sabemos o cargo que daremos pra vc. Se coordenador do Português, se Coordenador da Redação do Sistema inteiro. (Vi sinceridade e vontade de fazer uma educação diferente nos olhos deles).

Respondi:

- Bom. Não preciso de muito. Só me traz os seus alunos. Deem-me uma sala. Quero ler pessoalmente as redações deles. Todas. De todos. Eu leio. Se surgirem resultados, todos nós ganhamos. Gosto de resultados. Vcs, como engenheiros do ITA, gostam de resultados, os alunos gostam, os pais querem. Então, só preciso de uma sala.

- Ótimo, Fabrício, vc pode usar a minha sala todas as tardes que estiver Atendendo.

[Era a sala da Coordenação Geral do Curso. Naquele pequeno gesto tive a certeza de que aquele Coordenador faria do Cursinho um grande lugar pra se estudar no país. Resultado era consequência.]

Ele me fez uma última pergunta:

- Quantos vc acha que conseguimos de aprovação?

Eu disse:

- Fico com vcs 5 anos. E em 5 anos vcs terão mais de 70 aprovados por ano na Pinheiros.

Está aí o gráfico, que ele me mandou na primeira semana de Fevereiro de 2017.
[Fabrício Oliveira, 38 anos, é Professor do Instituto Federal de São Paulo. Foi Coordenador Geral de Redação do Sistema Poliedro entre julho de 2011 e janeiro de 2016.]

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS