ENEM 2017 - Redação 920 pontos - Educação de Surdos no Brasil




ENEM - Redação 920 pontos de 1000 possíveis.

Comp 1. 180 pontos - Linguagem.
Comp 2. 180 pontos - Tema/Conteúdo.
Comp 3. 200 pontos - Estrutura.
Comp 4. 200 pontos - Uso dos conectivos.
Comp 5 160 pontos - Proposta de Intervenção.

Total 920 pontos.  

Texto autoral e crítica ao Governo, com tese clara e efetiva, logo no primeiro parágrafo. Ótimo uso dos mecanismos linguísticos, conectivos, conjunções e conectores. Boa proposta de intervenção, apesar de faltar o DETALHAMENTO. 

Note que a caligrafia não desconta nota, pois o conteúdo, a estrutura e a boa linguagem são mais importantes.

Há um problema de linguagem, na escolha lexical equivocada da palavras "ENGRANDECE", que poderia ser substituída por outra como "fortalecem" ou "aumentam". Seriam bem mais adequadas.

LEIA O TEXTO: 

"A formação educacional de surdos no Brasil enfrenta inúmeros entraves, entre os quais destacam-se o preconceito e a omissão do governo, o qual transgride a Constituição, visto que, esta, afirma, por meio do Artigo 27, como dever do poder público "assegurar a educação de qualidade à pessoas com deficiência".

Nessa conjuntura, cabe ressaltar  que a perpetuação de Tabus e esteriótipos dificultam o ingresso de surdos nas escolas, já que engrandecem a falsa noção de inferioridade e incapacidade vinculada a essas pessoas portadoras de deficiências, consequentemente, engrandece a intolerância, fazendo com que estas sejam negligenciadas e violentadas devido a um pensamento inaceitável da sociedade. A respeito disso, o filósofo francês, Émille Durkheim, diz que a experiência coletiva deve ressaltar em uma consciência harmoniosa, na qual o respeito mútuo seja vigente.

Além disso, a omissão do Estado ou sua atuação ineficaz é outro entrave na educação de surdos no Brasil. Uma vez que o Artigo 28 responsabiliza o poder público pela oferta de ensino de Libras e pela oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua. Sendo assim, o Governo, ao não cumprir tais deveres dificulta a educação de indivíduos com Deficiência auditiva.

Em suma, dentre os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil encontram-se o preconceito do órgão governamental ou sua não atuação e o preconceito enraizado na sociedade brasileira. Por isso, faz-se necessário o desenvolvimento de programas de inclusão social e a participação do Estado, o qual por meios de disponibilização do ensino de Libras, pela instalação de recursos tecnológicos acústicos e pela fiscalização da oferta de educação bilíngue com a Libras como primeira língua; pode, desse modo, incluir um maior número de deficientes auditivos nas escolas."

[SIC]









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