Do lado de fora: é Golpe.


Do Lado de Fora.

Fora da Mídia brasileira, na Mídia Internacional, seja em Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês, há uma clara ideia: há uma espécie de coisa sombria e ignorante acontecendo no Brasil.

Do lado de fora, jornais e governos, veem um golpe parlamentar. Mas em especial vê-se claramente um golpe midiático. Que faz o golpe ter jeito, ter rabo, usar mesóclise, andar feito caranguejo golpista, ter sorriso cínico, mas não se pode chamá-lo de golpe?! Há uma disfunção cognitiva aí. Só pode.

Fora da caixa, a jovem professora da USP e doutora em Economia pela escola de Nova York, Laura Carvalho, deu uma entrevista aterradora e clara para um periódico em espanhol. Pra bom leitor, a saída da ignorância está posta no artigo (link abaixo).

Nada do que ela fala na entrevista pra Andy Robinson, economista pela London School e jornalista por El País, é novidade para quem pensa fora da caixa, pra quem pensa com clareza, pra quem pensa de forma dialógica e potente.

Pois Laura Carvalho comprova por A+B que a Economia é Ideológica, ou seja, ela atende à interesses de uma Elite de certo um tempo histórico, no caso do Brasil tais interesses são hoje manipulados fortemente pela Mídia (Globo, Abril, Veja, Estadão e Folha) e por Corruptos Poderosos (Temer, Aécio, Cunha, Jucá). Mídia e Corruptos formam o cinturão sombrio.

Do lado de fora. Parece que o mundo sabe mais do Brasil que o brasileiro médio; mais que o brasileiro que se acha bom leitor, mas não sabe interpretar um Golpe; mais que uma elite medíocre e financeira que acha que espaço público é o Shopping e não mais a Praça, a Escola, a Universidade, a Rua, a Saúde e a Democracia. Confundem, de forma rasa, o descartável Bem de Consumo com a luta perene pelo Bem Comum.

"Quando deixamos de lutar pelo Bem Comum perdemos a democracia", diz o filósofo político e professor de Harvard, Michael Sandel. Temos, portanto, que lutar para que a escola pública seja tão boa ao ponto dos mais ricos quererem que seus filhos estudem em escolas públicas. Quando perdemos este tino de luta pelo Bem Comum, de qualidade, varremos pra baixo da porta a chance de expurgar a ignorância e o pensamento individualista, propagado pela Mídia.

Mas há algo mais grave. Que nos desloca mais pra fora. Algo que outro grande filósofo político de nosso tempo, o francês Jacques Ranciere, vai chamar de "Estado de Polícia", que é aquele que não vê que "a natureza da Política é o Dissenso", que é aquele que em nome do Medo, cria a Xenofobia, o Terrorismo, a Exclusão, a Opressão e a Banalidade do Mal. Pois é a Forma de Governo mais medíocre e iditoa que existe: pois se confunde com os métodos da Polícia.

Há, portanto, uma coisa sombria e ignorante acontecendo no Brasil, é cada dia mais certo: foi a mesma que pegou em panelas - a qual podemos chamar de "Classe de Midiotas".

Do lado de fora dela (da midiota), tudo é bem claro e óbvio: é golpe.

http://ctxt.es/es/20160727/Politica/7483/Brasil-Rousseff-impeachment-Temer-medios-economia.htm

http://ctxt.es/es/20160727/Politica/7483/Brasil-Rousseff-impeachment-Temer-medios-economia.htm

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS