O que houve com as notas de redação no ENEM de 2017? Por que razão foram mais baixas?





O que houve com o ENEM de 2017?
 

Por qual razão as notas médias de Redação foram mais baixas?

O Redação e Dialogia explica e mostra um exemplo de texto que tirou 720 pontos no ENEM mas tiraria 880 ou 920 nos anos anteriores.

EXEMPLO:

"No Brasil Imperial, sob o governo de Dom Pedro II, houve a implantação da primeira escola voltada à educação dos surdos. Nota-se, portanto, que a preocupação com a formação dos deficientes auditivos e com a inclusão social é antiga. Contudo, a ausência o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais a toda população dificulta a comunicação entre os surdos e os ouvintes e, consequentemente, promove a segregação daquele grupo, tornando a formação educacional deles um desafio que necessita ser superado.

Há quinze anos, foi sancionada a Lei n• 10.436 que reconhece a Libras como a segunda língua oficial do país. Apesar desta sanção, não ocorreram estímulos para que a língua fosse aprendida por toda a sociedade. O Currículo Escolar não assegura o ensino dessa linguagem na formação básica. Logo, o reconhecimento dos Sinais como um meio de contato objetivo é ineficaz, pois a dificuldade na comunicação é mantida e a exclusão social aumenta. Esta reverte-se, desta maneira, na responsável pelo abandono escolar cometido pelos surdos e, por conseguinte, na baixa empregabilidade deles.

Dados do INEP apontam que as matrículas dos surdos reduziram em 20% e 50% nas classes comuns e nas classes especiais, respectivamente. Estes indicies revelam que apesar de a Constituição Federal de 1988 garantir um sistema educacional inclusivo, que visa fomentar a as habilidades físicas e intelectuais dos deficientes, devido à dificuldade de integração social entre todos os indivíduos, a educação deixa de ser um direito e adquire um caráter de privilégio.

Logo, é notório que os desafios da capacitação dos surdos serão vencidos quando houver uma comunicado efetiva entre os sujeitos e ocorrer, por fim, a inclusão social dessa minoria à sociedade. Para isso, é necessário que o MEC inclua a Linguagem Brasileira de Sinais no Currículo Escolar e capacite os docentes para que todos os alunos tenham essa formação e consigam dialogar. Com isso, a Libras tornar-se-ia realmente a segunda língua oficial do país, a educação deixaria de ser um privilégio e a evasão evasão escolar dos deficientes auditivos diminuiria."

Nota-se que o texto é bem articulado. Dialoga com dados da coletânea. Interpreta dados da coletânea. É bem escrito. E apresenta proposta de intervenção.

O que houve então? Vamos apontar dois tópicos das mudanças:

1) O ENEM agora cobra uma maior articulação entre as Competências 2 (tema) e 3 (coesão), ou seja, o vestibulando deve articular uma citação fora da coletânea e costurá-la de forma coesa por todo o texto (fez a citação ganha nota maior que 160 nas duas competências);

2) A Proposta de Intervenção deve ter OBRIGATORIAMENTE 5 itens - AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, DETALHAMENTO e FINALIDADE (fez os 5 itens com apenas um AGENTE ganha 200 pontos).

Note que a Redação acima é bem estruturada, porém com os novos critérios de correção da VUNESP dentro da Grade do ENEM fizeram com que a nota não fosse tão alta como nos anos anteriores.

Nota do texto acima no ENEM de 2017:
Competência 1 - Linguagem - 160 pontos.

Competência 2 - Tema - 120 pontos.
Competência 3 - Estrutura - 160 pontos.
Competência 4 - Conectivos - 160 pontos.
Competência 5 - Proposta - 120 pontos.

Nota final 720 pontos.

Comentários

  1. Boa noite, Professor. É o Yan. Fiquei abismado com a diminuição da nota final. 200 pontos é muita diferença. Acredito que pelo aluno ter trabalhado pouco com um tema tão específico, ficou difícil atender à competência de trazer uma coletânea externa. Que autor eu poderia citar para fazer uma analogia ao tema?

    Um abraço! Continua com esse projeto (redação e dialogia) porque ele faz muita diferença na minha vida kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autor não daria muito para trazer, pois o tema é mais específico. Mas faria para trazer exemplos como Beethoven. Ou mesmo podendo trazer autores que falem da inclusão, seja Paulo Freire para falar da pedagogia ou mesmo Michael J. Sandel para falar da luta pelo Bem Comum e por espaços mais democráticos. Ler grandes autores ajudaria muito no processo. Aí a citação ficaria perfeita.

      Excluir

Postar um comentário

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS