EXEMPLO de Redação acima da Média usando Citação.

EXEMPLO de Redação acima da Média usando Citação.

Nota final 8,5: - Conteúdo e Tema: 3,0 pontos (de 4,0 possíveis) - Estrutura: 3,0 pontos (de 3,0 possíveis) - Linguagem: 2,5 pontos (de 3,0 possíveis).

FUVEST - Tema: "o maior isolamento é cercar-se daqueles que pensam igual a você" - H. Arendt.

Isolamento social
Paradoxalmente com a globalização, as pessoas vêm recebendo cada vez mais informações de seus grupos de amigos e de pessoas que compartilham de um mesmo pensamento. No entanto, nessas informações que recebem, ocorre a seleção das mesmas devido aos algoritmos complexos das redes sociais e dos mecanismos de busca que filtram os resultados apresentados de acordo com interesse pessoal do usuário. Em contrapartida, essa característica de filtrar os resultados é prejudicial ao desenvolvimento crítico do individuo, já que através dessas “bolhas” informacionais, as pessoas não tem contato com os pensamentos que divergem de sua opinião pessoal e não refletem sobre os acontecimentos globais.
Segundo a pensadora judia do século XX, Hannah Arendt, o maior isolamento que podemos sofrer é cercarmo-nos daqueles que pensam igual a nós, já que devido a isso, nós, quanto cidadãos, inseridos em um contexto sociocultural repleto de xenofobias, racismos e fanatismo, não aprendemos a respeitar as ideias diferentes e avaliar de maneira crítica o que ocorre ao nosso redor. Como é o caso do personagem principal do livro de Arendt, Eichmann em Jerusalém, escrito em 1963 e que ainda reflete a sociedade atual quando analisada. No livro, ao ser entrevistado, Eichmann relata que a sua função na Alemanha nazista seria fazer a triagem dos judeus nos campos de concentração e ao ser questionado sobre a razão de sua função, diz que apenas fazia porque recebia ordens de seus superiores, ou seja, ele não pensava de maneira crítica se o que estava fazendo era certo ou errado, apenas corroborava com o pensamento xenofóbico dos seus compatriotas devido ao fato de estar compartilhando única e exclusivamente de uma informação do contexto que estava inserido.
Paralelamente ao cenário do livro, pode-se dizer que o isolamento atual é ainda mais forte que ao do século passado, já que com a internet, a seleção de informação apresentada é feita em nível global e não apenas nacional por meio dos “filtros bolhas”. Esse termo é um neologismo contemporâneo usado para explicar de maneira exata o funcionamento das redes sociais e dos buscadores de internet, sendo que por meio dos nossos interesses e cliques, estes mecanismos, selecionam apenas o mais “relevante” aos usuários de seu sistema e não os assuntos de relevância mundial, como é o caso das desigualdades tanto étnicas quanto sociais. Ademais, os filtros bolhas podem dinamizar a propagação de pós-verdades e influenciar a decisão das pessoas, como é o caso da ultima eleição norte americana, na qual o atual presidente Donald Trump foi eleito usando discursos de ódio, manipulando as redes sociais e mentindo.
Dessarte, pode-se dizer que ao entrarmos em uma bolha em que possuímos apenas pessoas com ideias iguais ou semelhantes as nossas, estamos de certa forma, nos isolando do mundo ao nosso redor e fomentando a atribuição de nossas verdades como verdades absolutas a todos, assim, consecutivamente, estamos perdendo a essência humana de raciocínio, critica e compreensão, como diria Arendt, o maior isolamento é cercar-se daqueles que pensam igual a você.

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS