Estudar para as Segundas Fases, por Túlio Moura.





Os vestibulares mais concorridos costumam ter segunda fase (VUNESP, UNICAMP, UFPR, FUVEST, UERJ), outros já cobram uma redação e respostas em questões discursivas dos candidatos (SANTA CASA, PUC, FAMEMA, FAMERP, UNIFESP) logo na fase única. Pensando nisso, vale ficar atento ao que é pedido nessas provas, pois elas são mais CONCORRIDAS que uma fase de apenas questões testes, pela qualidade dos vestibulandos. E o que pode diferenciar é um treinamento específico para a REDAÇÃO.

Tulio Moura, aluno de Medicina da UNICAMP 2019, é um caso exemplar. Além de ótimo e dedicado aluno, ao longo de um ano de exercícios e aulas específicas em Redação e questões discursivas melhorou de forma esplendorosa seus rendimentos em provas como ENEM E UNICAMP.

Vamos apresentar quatro gráficos:

Gráfico 1 - FUVEST de 2018

Pelo gráfico 1 pode-se notar alguns pontos importantes:



a) Tulio estava prestando Direito em 2018;

b) Seu rendimento na primeira fase foi bem acima da nota de corte, mostrando que já tinha uma boa base de conteúdo e habilidade em questões testes;


c) seu rendimento na Segunda Fase foi muito aquém, embora tenha tido uma nota boa em Redação (7,2), sua nota média no primeiro dia da segunda fase foi de 63,5 de 100,0 (PROVA DE PORTUGUÊS). Ou seja, sua nota média em questões dissertativas de português (tirando a redação) ficou por volta de 55,0.

d) no segundo dia da segunda fase também foi aquém 55,47 de 100,0 (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS);

e) no terceiro dia da segunda fase foi muito ruim, apenas 44,71 de 100,0 (PROVA ESPECÍFICA - Matemática, História e Geografia).



A partir destes dados, o Redação e Dialogia fez o trabalho e o diagnóstico: melhorar as respostas discursivas de Tulio Moura. E este trabalho foi feito com aulas particulares online.

E o resultado viu-se no Vestibular da UNICAMP de 2019, como melhor forma de visualização (GRÁFICOS 2 e 3)

GRÁFICO 2. UNICAMP 2019.


Vê-se no gráfico 2 que Tulio acreditando na melhora e nos rendimentos ao longo do ano de estudos de 2018, mudou o curso que estava prestando. Não quis mais Direito na USP, mas MEDICINA NA UNICAMP.

Fez um ótimo rendimento nas questões testes (81 pontos de 90 possíveis). Atestando sua boa técnica em questões testes de primeira fase. Porém, a ótima pontuação da primeira fase não garante uma boa colocação na segunda. Por isso é preciso fazer uma SEGUNDA FASE ainda mais atento, dedicado e técnico.


GRÁFICO 3. UNICAMP 2019.

Neste gráfico 3 vemos as mudanças substanciais:

Nota de Redação 22,5 de 24, 0 pontos possíveis. Ou seja, conseguiu a incrível marca de 9,37 de 10,0 pontos possíveis na soma das duas redações de gêneros diversos da UNICAMP.  O que é incrível como nota e habilidade escrita!

Nota de Português 22,0 de 24,0 pontos possíveis. Ou seja, nota 9,1. Mais uma vez uma nota altíssima.

Vamos destacar mais três notas:
Nota de Matemática 22,0 de 24,0 pontos possíveis.
Nota de História 16,0 de 24,0 pontos possíveis.
Nota de Geografia 19,0 de 24 pontos possíveis.

Escolhemos essas três matérias em destaque para comparativo com o ano de 2018 na FUVEST, em que estava prestando DIREITO na USP e sua média foi 44,71 de 100 pontos, nestas três matérias. O que é muito baixo.

No entanto, a média na UNICAMP nestas três matérias (Geografia, História e Matemática) subiu para 8,0 pontos. Nota altíssima! Quase dobrou o rendimento!

Perguntamos ao Tulio a que ele atribuiria essa sua melhora considerável nas notas nestas três matérias?

Ele nos respondeu assim: "Matemática eu melhorei bem por causa das aulas particulares e por não me dar bem com a prova da Fuvest - 2018. Com relação a história e geografia, eu acredito que a leitura e ter trabalhado melhor em redação tenha trazido resultados melhores. A minha capacidade de escrever uma resposta bem elaborada aumentou muito."



No gráfico 4. ENEM 2018 (2019).



Neste gráfico os rendimentos de Tulio deram a ele o Terceiro Lugar Geral na Medicina UFMT em 2019.



Em suma, o caso de Tulio Moura mostra que o aluno dedicado e sabendo quais caminhos tem que melhorar, facilita muito no ingresso de uma universidade de ponta, como é o caso da UNICAMP ou UFMT. É preciso não ter medo de rever as provas. É necessário encarar seus erros e pontos fracos. Mas acima de tudo é muito importante ter um TREINAMENTO ESPECIALIZADO para as provas da Segunda Fase, com QUESTÕES DISCURSIVAS E REDAÇÃO.

O Redação e Dialogia - aulas online - pode ajudar aos alunos que queiram melhorar seu rendimento. Basta entrar em contato pelo Facebook ou pelo e-mail da página.

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS