Há Ética no Feminismo?


Proposta de Redação: 


Os Desafios da Igualdade de Gêneros no Século XXI: entre o Feminismo e a Ética.






"O feminismo é um projeto filosófico que visa mudar o mundo. Ele relê a história a contrapelo, analisa a história pelo espelho retrovisor buscando a tradição das mulheres, esquecidas e oprimidas, como uma história que tem algo a nos ensinar. Neste sentido, se pode dizer que o feminismo é a filosofia que tem como base um impulso ético e um efeito político."

- Marcia Tiburi, Filósofa brasileira.



"Os homens geralmente pensam que feminismo é uma palavra para mulheres, mas se você se posiciona pela igualdade de gênero, você é feminista." 
- Emma Watson, atriz, feminista, inglesa e branca.


"Afirmar para os homens que eles deveriam se preocupar com a desigualdade de gênero porque isso também os atinge centraliza o homem e seu bem-estar num movimento consolidado por mulheres para a nossa sobrevivência num mundo que nos degrada e nos desumaniza diariamente. É tão problemático quanto afirmar para pessoas brancas que elas devem acabar com o racismo porque essa opressão retém todos nós na sociedade, então erradicá-lo os ajudariam também. É complicado.
Primeiramente porque mesmo se isso fosse verdade, não cria nenhum tipo de solidariedade. Nunca conheci uma pessoa branca que decidiu tomar para si a luta anti-racismo por conta de seus efeitos negativos para pessoas brancas. Literalmente, nunca vi. E acho que não conheci nenhum homem que genuinamente apoiou ideais feministas porque eles beneficiavam, sobretudo, os homens. Se eu conhecesse gente assim, eu os adoraria. Eu questionaria porque comumente a opressão brutal sofrida por pessoas de cor * e mulheres (especialmente mulheres de cor) nunca foi suficientemente interessante para eles,que insistem na epifania sobre a maneira como homens e/ou pessoas brancas são atingidas por essas construções pelo fato de que “homens também podem chorar”.
Em segundo lugar porque isso ignora o quanto homens se beneficiam com a desigualdade de gênero (sim, Emma, eles se beneficiam mesmo!)
Permita-me mostrar algumas estatísticas desse lado da balança:
-  1 em cada 5 mulheres americanas já declararam ter sofrido estupro. 1 em cada 71 homens americanos afirmam o mesmo.
-  Mulheres americanas brancas (e cisgêneras) ganham 78% do salário de homens brancos exercendo a mesma função. Mulheres americanas negras (e cisgêneras) recebem 89% do salário de homens negros e 64% daquilo que homens brancos ganham executando o mesmo trabalho. Mulheres latinas (e cisgêneras) recebem 89% do salário de homens latinos e 53% daquilo que homens brancos recebem trabalhando na mesma função.
- Apenas 4,8% dos 500 diretores executivos eleitos pela revista Fortune são mulheres.
Certamente a desigualdade salarial por gênero existe em todos os lugares do mundo, incluindo o Reino Unido. E o estupro também."

- "Por que não estou nem aí para o Discurso Feminista de Emma Watson na ONU" -Why I’m not really here for Emma Watson’s feminist speech at the U.N., escrito pela blogueira negra estadunidense Mia McKenzie, do famoso blog Black Girl Dangerous.



      Pichação em um Banheiro Feminino em uma Escola Particular de São Paulo. Outubro de 2015.

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS