FUVEST - Exemplo de Redação acima da Média - Tema: Mestiçagem como Utopia.

EXEMPLO de Redação acima da média.
TEMA FUVEST/VUNESP - O aceite da mestiçagem é um ideal/utopia que falta ao Brasil?

Um mito social
O Brasil, em sua consolidação ainda como colônia, teve seu desenvolvimento racial baseado na mestiçagem entre negros, brancos e índios. Posteriormente, com a chegada de milhares de imigrantes das mais diversas etnias, a riqueza étnica do povo brasileiro tornou-se imensurável. No entanto, a questão do “aceite da mestiçagem” ainda é um grave problema da sociedade brasileira, pois o que deveria ser um ideal comum a todos, demonstra-se como uma “utopia” de igualdade.
Nessa conjuntura, um grande sociólogo brasileiro do século XX, Florestan Fernandes, contrapondo-se a ideia de Gilberto Freyre de mestiçagem harmoniosa, explica que a "democracia racial" brasileira é um mito, porque a colonização do Brasil se deu por meio de extrema violência, tal que as relações existentes entre os índios e negros para com os brancos foram decorrentes do estupro, da agressão e da supremacia branca.
Devido a isso, o aceite da mestiçagem torna-se uma utopia pois o ideal de igualdade entre “raças” que deveria existir em uma república supostamente democrática, desaparece quando levado em consideração a rígida hierarquia social, política e econômica do Brasil. Ademais, por mais que muitas pessoas digam não ser racistas, ele continua sendo velado no Brasil, ou seja, muitas pessoas camuflam-o nos preconceitos socioculturais, como é o caso de um jovem preto ser considerado um alvo em potencial da Polícia Militar por se encaixar em um “perfil” de criminosos, ou até mesmo, a associação da cor preta e negra a mau agouros.
Logo, a inversão entre o ideal e a utopia nas relações sociais refletem em uma democracia racial inexistente, tal que o aceite da mestiçagem harmoniosa falta no Brasil, como explicava Florestan ao contrapor Freyre. No entanto, por mais que apresente-se como uma “utopia”, é necessário que jamais seja perdida pois, uma sociedade etnicamente rica, não deve haver segregações, pelo contrário, a mestiçagem deve ser o fator primordial de união, tanto de sangue, quanto de cultura, quanto de futuro.

Notas
Conteúdo - 3,5 (de 4,0 pontos possíveis) - faz paralelo acertado entre Freyre e Florestan. Além do paralelo histórico. Há apenas uma pequena falha conceitual e comum no uso do termo "utopia", como sonho impossível, mas a origem do termo quer dizer sonho possível mais que ainda não tem lugar. Sutil diferença. Uma saída seria colocar o termo entre aspas. Tese implícita no primeiro parágrafo e explícita no último parágrafo. Responde a pergunta-tema no texto todo e, principalmente, no último parágrafo.

Estrutura - 3,0 (de 3,0 pontos possíveis) - bem estruturado, claro e coeso.

Linguagem escrita - 3,0 (de 3,0 pontos possíveis) - Linguagem clara. Faltaram as aspas na palavra "utopia" no terceiro parágrafo, mas já foi descontado no conteúdo. Descontar mais na linguagem por apenas um termo, acento ou pontuação é ser perverso demais.

NOTA FINAL: 9,5
Tema:
https://redacaoedialogia.blogspot.com/2018/08/proposta-fuvestvunesp-o-aceite-da.html

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS