Contra a maré dos interesses espúrios


Os interesses espúrios quase sempre fizeram a História, contudo o século XX poderia vir a mudar tudo. Já ouviu falar que atrás de um grande homem existe uma  grande mulher?! Então, a realidade mostra que é ao lado. Ou mesmo já deve ter ouvido falar que a água é o bem mais precioso?! Então, as escolhas políticas mostram que as indústrias pagam 2mil% menos e consomem 80% mais da água potável. Então, sinto lhe dizer: "Teu mundo está ao contrário e errado", mas vou guardar a sisudez e revelar meu riso, pois viver pode ser leve e com qualidade.

Como fui criado por cinco mulheres, logo cedo notei que elas falavam, cada uma, 5 mil palavras a mais que um homem. Ou seja, meu mundo era de 25 mil palavras a mais a ouvir, mas isto era já década de 80 do século XX. "Vida fácil a delas". Estou mesmo é pensando nas mulheres dos séculos anteriores, no XIX, no XVIII, no XVII. Aí podemos perguntar: cita, por gentileza, uma grande escritora destes séculos? Hmmmmmm ....é..... hmmmmmm....é.....

Difícil né? Quer dizer que mulheres não existiam?? Como nasciam os seres humanos então? Sim, elas existiam, porém não tinham "voz". Vasculhando a memória e a existência em estudos, lembro de Marie Curie, química do século XIX, depois lembro da imemorável Émile du Châtelet, tradutora de Newton, mas apenas reconhecida "amante de Voltaire". Entretanto, a que mais me chamara a atenção seria Sóror Mariana Alcoforado, freira e escritora portuguesa do século XVII (minha área, literatura barroca). 

Se tens alguma dúvida, eu te respondo: mulheres foram oprimidas durante séculos.

Se tens uma vida de vinte, trinta, sessenta anos, então pensa em séculos?! Pensou?! Então, sua existência é pouco e parca, e nem serve pra ser seu argumento e nem o meu (se formos homens).  O mundo andou muito errado até chegar ao que temos hoje. Andou por caminhos espúrios e da manutenção do poder. Portanto, neste contexto, o Feminismo é uma conquista e não um empecilho.

Então, se pararmos para falar do real de hoje muito de esfarelará aos teus olhos.

O água virtual, ou água embutida, é extremamente desperdiçada no Brasil. Por exemplo, no Japão foi proibido na Constituição a produção de alumínio, pois gasta-se milhões de metros cúbicos para fazer um quilo do metal. A ilha nipônica resolveu importar - então, no Brasil, as indústrias gastam 80% da água potável, sendo que o que chega a nossas torneiras é de 8% da água potável. Para se produzir 1kg de carne bovina, gasta-se 18 mil litros de água, enquanto para se fazer 1kg de arroz gasta-se 400 litros. Venera-se que o Brasil é uma grande potência exportadora de Carne e Alumínio no Mundo! Então... nosso mundo pode estar ao contrário. Só isso.

Mas eu tenho uma hipótese mais direta, que diz que o mundo não está ao contrário, mas diz que você pode estar sendo enganado e por uma amiga muito próxima e vive com você na sua casa: a TV.

E a TV está envolvida em coisas espúrias e individualistas. Ela vende uma mensagem, propaga uma hegemonia que é contrária aos interesses a longo prazo. Ela anda escondendo, por exemplo, a crise hídrica na região da Cidade de São Paulo e sequer fala da quantidade de água gasta pelas indústrias do alumínio e da carne (fortes fontes de capital).

Então (aqui tem carga irônica e de coloquialismo proposital). Só isto.  Depois você pensa o século XXI e o que o século XX trouxe e depois pensa no que você, que nasceu nele, deixou passar ou deixou de pensar e, taxativamente, negar e mudar. Há coisas positivas para mudar.

Tudo no século XX poderia ser mudado, talvez esteja nas mãos dos que nasceram por lá e vivem por cá, no XXI.

Talvez.

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS