Mitologia e Redação: a chave do alto desempenho.


Proposição

O ciúme é um sentimento que pode tornar-se muito intenso e perturbar o comportamento do indivíduo, surge em todas as formas do relacionamento humano, mas é particularmente notável na relação amorosa, o que explica a freqüência com que é abordado na literatura e na arte. O ciúme e outros sentimentos a ele associados, podem assumir bastante intensidade durante a relação ou até mesmo após a separação do casal. Com base neste comentário e, se julgar necessário, nos textos mencionados, faça uma redação em prosa, de gênero dissertativo, sobre o tema.

O SENTIMENTO DO CIÚME EM NOSSAS RELAÇÕES.
  
Infermitas amator 
  
Argos é um monstro de mil olhos que Hera contrata para vigiar o marido Zeus. O monstro é símbolo do ciúmes, sentimento de frustração advinda da incapacidade de se possuir o ente amado plenamente. Essa insegurança, quando recorrente, caracteriza o indivíduo como ciumento, pois destrói seus relacionamentos ao não se valorizar e, ao mesmo tempo, duvidar que é amado na mesma proporção em que ama. As dúvidas tornam-se hipóteses; as hipóteses tornam-se brigas; as brigas tornam-se tragédias.
O ciúmes possui um drama intrínseco, porque é irracional, logo, associado a paixões hiperbólicas e patológicas. Esse sentimento não é racionalizável, porque não há como haver parcimônia na opinião do ciumento, visto que ele sempre plantará dúvidas em situações triviais que, para quem vê sem olhos passionais, não encontraria evidências de traição. Essa irracionalidade fica nítida nas múltiplas interpretações do livro Dom Casmurro, advinda da falta de objetividade do ciumento Bento Santiago. Relações doentias em que o ciúmes impera tanto o objeto do ciúmes sofre, porque tem sua vida vasculhada e nunca possui confiança do parceiro, quanto o ciumento, porque está sempre a procura de vestígios de traição.  Antigamente, procuravam-se fios de cabelo e manchas de batom, enquanto hoje, a internet forneceu e-mail e sites de relacionamento para os ciumentos enlouquecerem na procura por pista de suas hipóteses. O comportamento do ciumento talvez se baseie em tentar justificar a necessidade que sentem em ser neurótico com o ente amado.
O ciúmes deve ser tratado como patologia. Não há ciúmes moderado, porque é sempre irracional, logo, foge ao controle, de modo a, cedo ou tarde, gerar tragédias passionais. Não há monstros Argos para cercar um indivíduo e garantir sua posse, pois o próprio Zeus driblou sua esposa Hera, quando exilou a amante Ledo e, com isso, evitou que a esposa ciumenta soubesse do relacionamento extraconjugal. Relacionamentos humanos são sempre baseados na confiança, quando o ciúmes se instala, definha-os e, com o tempo, leva-os à morte.


[Redação transcrita de uma aluna particular - SIC]

Comentários

Entre em Contato pelo WhatsApp (11) 988706957

Nome

E-mail *

Mensagem *

MAIS VISITADAS